Continuam as discussões sobre retirada de patrocínio

Integrantes querem preservar os direitos dos participantes

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

GT Revisão I Subcomissão 2

Retirada de patrocínio é quando uma empresa deixa de patrocinar, ou seja, aportar dinheiro, em um plano de previdência complementar fechado. Embora essa possibilidade exista e seja regulamentada em lei, há um grande debate sobre como preservar os direitos dos trabalhadores nesse processo. E é exatamente para aperfeiçoar essas regras que representantes do Governo Federal, participantes, patrocinadores e assistidos se reúnem na Subcomissão 2, criada pelo Grupo de Trabalho formado para revisar e atualizar normativos da previdência complementar.

As atividades não param. Na quinta reunião da Subcomissão 2, que aconteceu no dia 16/8, de forma virtual, a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) apresentou a sua contribuição. Segundo o diretor-presidente da Abrapp, Jarbas Biagi, “é preciso um esforço sincero para alcançar o equilíbrio. Mantendo o estímulo a novos patrocinadores, privilegiando o aspecto social na proteção de trabalhadores em sua fase pós-laborativa e garantindo o benefício aos assistidos”.

A questão social que envolve a retirada de patrocínio em fundos de pensão foi tema recorrente durante o encontro. João Paulo Rodrigues, diretor de Fiscalização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), destacou que “a retirada de patrocínio é motivada pela ordem econômica, que segue a lógica do lucro”. E reforçou que “as questões relativas à previdência privada estão na ordem social. Ou seja, o Estado deve garantir proteção a esses contratos, para que essa natureza seja mantida desde o período de formação, até a execução contratual”.

O próximo encontro da Subcomissão 2 está agendado para o dia 4 de setembro. Durante esse intervalo, os representantes do Governo irão trabalhar em conjunto na formulação de uma minuta. Segundo o diretor de Licenciamento da PREVIC, Guilherme Campelo, “esse período é necessário para que PREVIC, Casa Civil, Sest, Fazenda, enfim, todos os integrantes do Governo, possam realizar reunião bilateral para a elaboração de uma nota técnica que contemple as diretrizes expostas por todos os representantes do segmento de previdência complementar, de modo a buscar um consenso”. Após apresentação à Subcomissão, a nota técnica será encaminhada ao GT e, posteriormente, ao Conselho Nacional de Previdência Complementar.

https://www.gov.br/previc/pt-br/noticias/continuam-as-discussoes-sobre-retirada-de-patrocinio

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading