Eletrobras é denunciada nos EUA por omitir risco a acionistas

Entidades que representam servidores da Eletrobras denunciaram a estatal brasileira à SEC (órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos), nesta terça-feira (17/5)

Entidades que representam servidores da Eletrobras denunciaram a estatal brasileira à SEC (órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos), nesta terça-feira (17/5), por omissão de risco bilionário aos acionistas devido a ações judiciais pendentes. Conforme antecipou o Correio nesta segunda-feira (16/5), a companhia provisionou R$ 33,4 bilhões para pagar dívidas que estão sob julgamento.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

De acordo a denúncia, os acionistas não foram avisados da dimensão dos riscos financeiros que sofre com a Hidrelétrica de Santo Antônio. A usina enfrenta dificuldades para pagar uma sentença, mas gerencia Furnas, subsidiária da estatal, entre os seus acionistas, com 43,06% de participação.

O mercado americano é uma potencial fonte de acionistas, caso ocorra a abertura de capital da empresa. Por isso, a Eletrobras é listada naquele mercado, tendo depósitos de recibos, os ADRs (American Depositary Receipt) negociados na bolsa de Nova York, estando sujeito aos órgãos reguladores locais.

Consultada, a assessoria de imprensa da Eletrobras informou que não vai comentar o assunto. O espaço segue aberto para eventuais manifestações da empresa.

SEC

Três entidades assinam a denúncia de servidores da estatal: a Associação dos Empregados da Eletrobras (AEEL), Associação dos Empregados de Furnas (ASEF) e Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE). As entidades apontam que a Eletrobras não divulgou o problema para acelerar o processo de privatização da companhia, embora o ministro revisor Vital do Rêgo, tenha questionado os valores contingenciados para sanar dividas resultantes de futuras decisões judiciais.

A Usina Santo Antônio é uma das maiores do Brasil. Está instalada no Rio Madeira, na altura de Porto Velho (RO). A hidrelétrica é controlada pela Madeira Energia, que tem como sócios, além de Furnas, Andrade Gutierrez, Odebrecht, FIP Caixa Amazônia Energia e Cemig.

O documento enviado à SEC detalha que a Madeira Energia enfrenta bilionária derrota numa câmara arbitral internacional, movida por construtores e fornecedores de equipamentos para a obra da usina, tendo sido condenada a pagar cerca de US$ 300 milhões (R$ 1,5 bilhão).

Segundo a denúncia, a Eletrobras preferiu apresentar que a provisão para a dívida era de cerca de R$ 706 milhões, ou US$ 141 milhões, subestimando as perdas com a arbitragem em cerca de 50%, além do risco de inadimplência total da Madeira Energia. A informação do relator, no entanto, diz que a empresa provisionou cerca de R$ 28 bilhões, abaixo do declaração no balanço da empresa de 2021.

“A dívida bilionária que Furnas pode carregar e, portanto, a Eletrobras, já eram conhecidas pelo controlador da Eletrobras, mas surpreendentemente nenhuma divulgação foi feita a nenhum dos acionistas”, afirma a denúncia

Segundo a denúncia na SEC, a Eletrobras ainda omite outras informações dos acionistas.

O texto afirma que os demais sócios da usina, Andrade Gutierrez, Odebrecht e FIP Caixa Amazônia Energia já declararam que não vão fazer parte do aumento de capital, sem que essa informação tenha sido divulgada. A Cemig oficializou que não participará em comunicado a mercado.

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2022/05/5008455-eletrobras-e-denunciada-nos-eua-por-omitir-risco-a-acionistas.html

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading