Funcionários da Eletrobras entram em greve por tempo indeterminado

Estatal de energia confirmou que os sindicatos que representam os empregados informaram a holding sobre a greve

Funcionários da Eletrobras e das subsidiárias Furnas e do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) entraram em greve por tempo indeterminado a partir de ontem.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A Eletrobras confirmou que os sindicatos que representam os empregados informaram a holding sobre a greve. Segundo a companhia, há planos de contingência para que serviços essenciais não sejam descontinuados.

De acordo com a Associação dos Empregados da Eletrobras (AEEL), o motivo da mobilização é a mudança no plano de saúde da empresa. Em nota, a associação afirmou que o plano proposto pela estatal do setor elétrico tem cobranças abusivas.

Segundo a AEEL, com as alterações propostas no plano de saúde, um trabalhador que precise de internação como consequência da covid-19 pode ter um prejuízo de até R$ 5 mil.

“A empresa também vem alterando de forma unilateral resoluções internas que só poderiam ser feitas mediante negociação com as entidades sindicais”, afirma a associação.

A AEEL também critica o processo de privatização da estatal, atualmente em curso. A expectativa do governo é realizar a capitalização e consequente redução da participação da União no capital da companhia no primeiro semestre deste ano.

O pedido de registro da oferta de ações da companhia estatal elétrica está previsto para o segundo trimestre deste ano.

A associação dos trabalhadores da empresa critica o cronograma e a publicação antecipada das demonstrações financeiras da empresa de 2021.

A antecipação da publicação dos dados financeiros é necessária para que a privatização ocorra dentro do prazo previsto.

O avanço do processo de privatização ainda depende também da avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), que adiou a análise em dezembro.

A Eletrobras informou ontem que a quantidade de funcionários que aderiu ao movimento ainda estava em apuração até a tarde de ontem, devido ao retorno ao trabalho remoto este mês, com o aumento dos casos de covid-19 e influenza na cidade do Rio de Janeiro. A estatal tem atualmente 12.160 empregados.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), bases da companhia no Rio de Janeiro, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e São Paulo tinham faixas de apoio à greve na manhã de ontem.

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/01/18/funcionarios-da-eletrobras-entram-em-greve-por-tempo-inderteminado.ghtml

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading