Enel pede à Vivest retirada de patrocínio para plano de R$ 9,4 bi

A Vivest recebeu no início da noite da quinta-feira (26/08), notificação da Enel comunicando que deixará de patrocinar o plano PSAP/Eletropaulo. A fundação, seguindo a legislação do setor, informa que vai apurar os direitos e deveres das partes para, em seguida, proceder à formalização do processo e enviá-lo à aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O plano registrava, ao final de julho último, R$ 9,4 bilhões em patrimônio de investimentos, com 1.411 participantes ativos, coligados e autopatrocinados além de 9.996 aposentados e pensionistas. A rentabilidade do plano no acumulado do ano, até julho, foi de 12,1% para uma meta atuarial de 18,3%. No exercício passado o plano alcançou rentabilidade de 17,2% frente a uma meta atuarial de 30,7%.
O presidente da Vivest, Walter Mendes, disse lamentar a decisão da empresa mas ressaltou que a Enel “continua patrocinando outros planos administrados pela Vivest”. Ainda segundo ele, “durante o processo de migração, realizado no ano passado, em diversas ocasiões os representantes da empresa deixaram clara a possibilidade de tomar uma atitude mais drástica para estancar o crescimento do seu passivo, caso a migração não alcançasse o objetivo almejado. E é de conhecimento geral que o passivo suportado pela empresa tem razões históricas, mas vem crescendo substancialmente em período recente devido à indexação dos benefícios ao IGP -DI, gerando metas atuariais inalcançáveis, mesmo com a eficiente gestão de investimentos realizada pela Vivest”.

A entidade informa que o PSAP/Eletropaulo continuará em funcionamento até a data do cálculo que estabelecerá os direitos e obrigações das partes, o que ocorrerá após a aprovação do processo de retirada pela Previc. Ainda de acordo com a Vivest, esse processo de retirada de patrocínio envolve apenas o PSAP/Eletropaulo, não afetando o Plano de Aposentadoria de Contribuição Definida – Eletropaulo, o Plano de Aposentadoria de Contribuição Definida ll – Plano CD II e os planos de saúde atualmente patrocinados pela empresa, que permanecerão como estão.
“A confiança da empresa na gestão da Vivest fica demonstrada pelo fato de que a Enel se mantém como patrocinadora de outros dois planos CD e do plano de saúde”, explica Mendes. Segundo ele, participantes e assistidos do PSAP/Eletropaulo terão a possibilidade de migrar seus recursos para o Familinvest, plano familiar da entidade, ou para os outros planos CD da Enel se isso for permitido pela empresa.

http://www.investidorinstitucional.com.br/sessoes/investidores/fundosdepensao/37608-enel-pede-a-vivest-retirada-de-patrocinio-para-plano-de-r-9-4-bi.html

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading