Empregado que aderiu a programa de demissão voluntária poderá manter plano de saúde

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou recurso de uma empresa de energia contra decisão que havia determinado a manutenção do plano de saúde de um ex-empregado demitido em Programa de Dispensa Incentivada (PDI). De acordo com os ministros, a adesão não impede a continuidade do benefício, desde que o empregado já tenha participado dele por dez anos e assuma integralmente o seu custeio.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Na ação trabalhista, o aposentado relatou que trabalhou mais de 40 anos na empresa e rescindiu o contrato 2013 por meio do PDI. Durante toda a relação de emprego, disse que ele e seus dependentes participaram do plano de saúde oferecido pela empresa. No entanto, o plano de desligamento previa o encerramento do benefício. Em sua defesa, a companhia argumentou que o então empregado tinha aceitado espontaneamente a data do término ao aderir ao PDI.

O relator do recurso no TST, ministro Caputo Bastos, observou que o tribunal decidiu conforme a jurisprudência do TST e a lei. De acordo com os artigos 30 e 31 Lei dos planos de saúde, o empregado pode manter o benefício nas mesmas condições da época da vigência do contrato de trabalho, no caso de rescisão sem justa causa, desde que assuma o pagamento integral e tenha contribuído para o plano por, no mínimo, dez anos. De acordo com o relator, o TST também entende que, para a permanência na condição de beneficiário do plano de saúde, é irrelevante que o empregado tenha aderido ao PDI.

Coparticipação

O juízo da 2ª Vara do Trabalho de Teresina (PI) julgou improcedente o pedido de restabelecimento do benefício. A justificativa foi que o plano funciona em regime de coparticipação, com desconto do valor devido pelo empregado na folha de pagamento. Como ele havia passado a receber o provento da aposentadoria pela Previdência Social, o juiz entendeu que o desconto não seria mais possível.

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (PI), ao julgar o recurso ordinário, acolheu em parte o pedido do empregado, mas decidiu que só lhe seria assegurado o plano se ele arcasse integralmente com os custos.

Empregado que aderiu a programa de demissão voluntária poderá manter plano de saúde

https://extra.globo.com/noticias/economia/empregado-que-aderiu-programa-de-demissao-voluntaria-podera-manter-plano-de-saude-24424227.html

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading