INVESTIMENTO PETROS EM INVEPAR – Prefeitura do Rio assume Linha Amarela e suspende pedágio

Governo municipal notificou a Lamsa, retirou os funcionários e destruiu as cancelas de pedágio da via na noite deste domingo (27). Concessionária afirmou que medida é "ilegal e abusiva".

Prefeitura assume Linha Amarela e acaba com pedágio

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A Prefeitura do Rio assumiu a gestão da Linha Amarela e suspendeu a cobrança de pedágio a partir da noite deste domingo (27). O governo municipal notificou oficialmente a concessionária Lamsa, retirou os funcionários e destruiu as cancelas de pedágio da via.

A empresa classificou a medida como "ilegal e abusiva". Veja a íntegra da nota abaixo.

A medida já havia sido publicada em edição extra do Diário Oficial na sexta-feira (25) e a notificação garante o fim imediato da concessão, segundo a Prefeitura do Rio. A administração da Linha Expressa passa para a Secretária Municipal de Transportes.

Durante a operação ainda foram descaracterizadas as cabines de cobrança, com desligamento de energia pela RioLuz e sensores e câmeras foram inutilizados.

Lamsa diz que decisão é ‘ilegal e abusiva’

A concessionária que administrava a Linha Amarela até este domingo condenou a ação da Prefeitura do Rio e classificou a medida como "ilegal e abusiva". Veja a íntegra da nota enviada pela Lamsa:

"Num ato de abuso extremo de autoridade, sem precedentes na história e sem amparo jurídico, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou a destruição da praça de pedágio da concessionária Lamsa, no final da noite deste domingo. Um ato que colocou em risco a segurança dos colaboradores e usuários da via expressa. A concessionária, uma empresa do grupo Invepar, condena veementemente a decisão ilegal e abusiva do poder municipal, que só causará transtornos à sociedade carioca. A Lamsa tomará, junto à Justiça, todas as medidas cabíveis em defesa de seus direitos e de seus funcionários."

Prejuízo de R$ 1,6 bilhão, segundo a Prefeitura

Ao anunciar na sexta-feira (25) que iria encerrar a concessão, o prefeito Marcelo Crivella justificou a medida afirmando que a concessionária Lamsa deixou de repassar para os cofres públicos cerca de R$ 1,6 bilhão.

Em nota, a concessionária negou a informação e disse que não há respaldo jurídico. "A empresa reitera que não há argumentos de fato ou de direito para o cancelamento da concessão. A Lamsa buscará, se necessário, a preservação dos seus direitos judicialmente", diz o texto.

De acordo com o prefeito, técnicos do Tribunal de Contas e a CPI da Câmara Municipal comprovaram o rombo nos repasses.

Prefeitura do Rio assume Linha Amarela e suspende pedágio | Rio de Janeiro | G1

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/10/27/prefeitura-do-rio-assume-linha-amarela-e-suspende-pedagio-neste-domingo.ghtml

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading