“É essencial que a CPI dos Aposentados seja instalada”

A Transparência Internacional no Brasilpublicou uma mensagem para cobrar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o escândalo do INSS, mas abarcando também os fundos de pensão das empresas estatais.

A ONG destacou também que “investigações estão sendo anuladas, multas suspensas (como a da J&F) e o atual governo está reabilitando corruptos confessos e condenados, que estão outra vez exercendo influência nesses fundos”.

Leia a íntegra da mensagem:

“É essencial que a CPI dos Aposentados seja instalada, mas que vá além da corrupção do INSS e alcance os fundos de pensão das estatais, como Previ, Funcef, Petros, Postalis, Portus…

Ali também o rombo foi bilionário e os aposentados estão pagando a conta do próprio bolso, com descontos de até 30% em seus contracheques.

Investigações estão sendo anuladas, multas suspensas (como a da J&F) e o atual governo está reabilitando corruptos confessos e condenados, que estão outra vez exercendo influência nesses fundos.

A sociedade como um todo deve se unir à luta dos aposentados contra a impunidade e por justiça. A luta contra a corrupção é uma luta por direitos.

Só no fim do mês

A TI-Brasil chama atenção para aplicação de multa, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de 500 mil reais a ex-dirigentes da Petros, fundo de pensão da Petrobras, pela compra de debêntures emitidas pela Galileo SPE Gestora de Recebíveis, que resultaram em prejuízo para o fundo.

Apesar da pressão pública por uma CPI, a CPMI do roubo dos aposentados, como a comissão mista que se pretende criar já ficou conhecida, só deve ser instalada no fim de maio.

Os parlamentares de oposição ao governo Lula decidiram adiar o protocolo de pedido de instalação da CPMI. Os deputados e senadores pretendem protocolar o pedido de instalação apenas em 20 de maio.

Pesou na decisão pelo adiamento o fato de que o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), está em viagem com o presidente Lula por China e Rússia.

A oposição acredita que, com a nova data, será mais fácil intensificar as pressões para que o pedido de CPMI não fique na gaveta de Alcolumbre.

https://oantagonista.com.br/brasil/e-essencial-que-a-cpi-dos-aposentados-seja-instalada/