Beneficiários do fundo Petros vão à Justiça após prejuízo

Grupo quer acesso à negociação entre Petros e Sete Brasil para decidir se pede ressarcimento

20.jun.2023 às 18h45

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Funcionários da Petrobras entraram com uma ação judicial contra a Petros, o bilionário fundo de pensão da petroleira, para que a atual direção revele os termos de um acordo fechado no passado com a Sete Brasil, que causou um prejuízo de R$ 2 bilhão aos futuros aposentados da estatal.

A Sete, controlada pelo FIP Sondas —um fundo de participação que tinha a própria Petrobras como acionista— entrou em recuperação judicial devido a casos de corrupção investigados na Lava Jato e também pela frustração do projeto, muito sensível ao preço do barril do petróleo.

O projeto previa a criação no Brasil de uma indústria de construção naval, especialmente voltada para sondas de exploração de petróleo e gás adquiridas pela Petrobras.

Na ação, os beneficiários da Petros afirmam que houve uma arbitragem travada entre o fundo de pensão dos funcionários e a Sete (FIP Sondas) que resultou em um acordo revelado somente em 2020.

À época, a informação prestada pela administração da Petros foi de que, do total de R$ 2 bilhões a que tinham direito de receber, aceitaram encerrar a arbitragem por R$ 950 milhões.

O advogado Fábio Gentile, que representa 26 beneficiários do plano de previdência, afirma que o fundo e a própria Petrobras se recusam a abrir os detalhes da negociação, alegando sigilo.

“A Constituição, no entanto, garante o livre acesso a esses dados para os beneficiários do fundo”, disse à coluna. “É isso o que pedimos à Justiça.”

Gentile afirma que, como ainda não se sabe quais foram as condições e os termos do acerto de contas, não se pode falar em nenhuma medida a ser tomada neste momento. “Evidentemente, se verificarmos que houve danos, vamos ingressar com ação reparatória.”

Criada em 2010 pela Petrobras para construção de sondas para exploração de óleo e gás no Brasil, a Sete Brasil acumulava dívidas de R$ 19,3 bilhões em 2016, quando recorreu à recuperação judicial.

Os maiores fundos de pensão do País foram prejudicados e cobraram indenizações da Petrobras em processos de arbitragem.

Até os sócios da Petrobras na Sete deram início a processos de arbitragem internacional em que pedem R$ 4,5 bilhões em ressarcimento por perdas com o investimento.

Por meio de sua assessoria, a Petros disse que o acordo foi tratado com transparência junto aos participantes, dentro das regras de confidencialidade.

“O acordo foi fechado após intensa negociação, seguindo rigorosos requisitos de compliance e pareceres técnicos independentes, e o valor foi revertido a favor dos planos de benefício”, disse em nota.

Sobre a ação judicial ingressada pelos participantes, a Petros disse que só se manifestará no processo.

Com Diego Felix

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2023/06/beneficiarios-do-bilionario-fundo-de-pensao-da-petrobras-vao-a-justica-por-perda-de-r-1-bilhao.shtml

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading