Petrobras: Presença de militares abre alerta sobre possível venda de refinaria em MG

Petroleiros acreditam que Exército está sendo usado para coibir resistência à privatização

9/6/2022 · 19:02 hs
Trabalhadores da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim (MG), foram surpreendidos esta semana com a presença de altos diretores da Petrobras e de integrantes do Exército Brasileiro na unidade. Para os petroleiros, a movimentação reforça um burburinho que corre na empresa de que a Regap, única refinaria do estado de Minas Gerais, está prestes a ser privatizada.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A presença de diretores da Petrobrás na refinaria tem ocorrido com certa frequência. Conforme denunciado pelo Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro MG), há a suspeita de que a empresa esteja utilizando ações de inspeção para camuflar o processo de privatização. As ações de averiguações de segurança, previstas nas normas da empresa, seriam uma fachada para a realização de avaliações da refinaria com o objetivo de vendê-la.

O Sindipetro aponta em nota que a presença do Exército na refinaria é anormal e é vista como assédio moral contra os trabalhadores que tem realizado reuniões para debater estratégias de luta contra a privatização da Regap e pela garantia de melhores condições de trabalho. Segundo Alexandre Finamori, coordenador do Sindipetro-MG, os petroleiros se sentiram coagidos ao verem os militares circulando em áreas operacionais com fuzis nas mãos.

Foi apresentada à diretoria da Petrobras um ofício cobrando explicações sobre essa ocupação do Exército, que ainda não foi respondido. “Um disparo qualquer poderia explodir a refinaria. O cenário foi ostensivo e intimidador e ainda não houve resposta da empresa”, disse Finamori à Fórum..

Dirigentes petroleiros ouvidosafirmaram à Fórum que a suspeita é de que o Exército esteja no local para fazer o reconhecimento do terreno da refinaria a fim de planejar ações para impedir a organização dos trabalhadores.

“A gente entende que essa ocupação do Exército tem relação direta com o fato de que a nossa refinaria será a próxima a ser anunciada no plano de privatização. A base de Minas faz historicamente a luta contra a privatização, já houve uma greve de ocupação nos anos 1990. A gente entende que eles estão se preparando para coibir a nossa resistência. O Exército veio fazer um reconhecimento da área da refinaria, que é muito grande. Da portaria da frente até os fundos, são 5 km”, declarou Anselmo Braga, diretor do Sindipetro-MG.

Na nota, os petroleiros cobram que a sociedade e parlamentares de Minas Gerais se mobilizem contra a privatização. “É necessário que a sociedade mineira e os parlamentares do estado se mobilizem para bloquear a entrega da Refinaria Gabriel Passos (Regap) à gestão privada. Não podemos deixar que o governo Bolsonaro rife a qualidade de vida da população mineira em troca de sua reeleição. Os trabalhadores e as trabalhadoras de todo o estado de Minas Gerais têm pela frente um compromisso com a história, e devem ter como objetivo acabar com todo o entreguismo promovido por Jair Bolsonaro (PL) e por Romeu Zema (NOVO)”, cobram os petroleiros em nota.

https://revistaforum.com.br/economia/2022/6/9/petrobras-presena-de-militares-abre-alerta-sobre-possivel-venda-de-refinaria-em-mg-118549.html

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading