De Lula a Bolsonaro, política quer tabelar gasolina, dar dinheiro a rico e quebrar Petrobras

Da esquerda à direita se vê solução ignorante e antissocial para reajuste dos combustíveis

Vinicius Torres Freire
10.mar.2022 às 22h10

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O preço do óleo de soja aumentou 114% desde 2020 no Brasil. O quilo do músculo de boi, 45%. Soja e boi são produtos cotados no mercado internacional, como combustíveis. Desde 2020, a gasolina aumentou 45%. O diesel, 47%.

Os aumentos da comida parecem causar menos revolta que os da Petrobras, que suscitaram reações políticas demagógicas, ignorantes e oportunistas, que de resto em nada refrescam a vida do povo miúdo.

A turma, assim como Jair Bolsonaro, gostaria de tabelar os combustíveis, o que dá besteira no médio prazo (falta de investimento, entre outros problemas) e até mesmo no curto prazo. Pode faltar diesel, por exemplo, com explosão de preços, como se viu em 2018, na greve dos caminhoneiros, apoiada por Bolsonaro. Tabelamentos e subsídios gerais dão dinheiro para ricos, de resto.

Políticos de todo tipo faziam chacrinha com os aumentos. Sapateavam sobre Bolsonaro, sobre os acionistas da petroleira, sobre as privatizações, a conversa de sempre: Lula, PT, Marcelo Freixo, ex-PSOL, ora PSB, Guilherme Boulos, sempre PSOL, Renan Calheiros(MDB), Ciro Gomes (PDT), Arthur Lira do PP, um cúmplice maior de Bolsonaro.

O brasileiro ganha em reais e paga gasolina e diesel em dólar (como no caso da soja, do boi etc.), dizia a turma. Os aumentos enchem os bolsos dos acionistas da Petrobras (é verdade, como também do governo, maior sócio da petroleira). “Tapa na cara” dos brasileiros, “verdadeiros donos da companhia”, dizia Lira.

O Brasil vende mais petróleo do que compra no exterior, mas suas refinarias ora não são capazes de refinar, produzir, todo o diesel e toda a gasolina que o país consome. Quanto são capazes de refinar é questão complicada, por motivos que ficam para outro texto. Em 2021, o país importou cerca de 25% do diesel que consumiu.

Se o preço brasileiro for constantemente menor do que o preço internacional, não vai se importar diesel, que pode faltar. Era o risco recente. O país importava combustível mesmo nos anos petistas, embora de fato menos. Aliás, a relação entre o preço do diesel e o valor do salário mínimo agora em 2022 é a mesma de 2008-09 (governo Lula 2). O mínimo comprou mais diesel entre 2012 e 2018, governos Dilma Rousseff e Michel Temer.

Se governo bancar parte do diesel e da gasolina, dará subsídio para todo mundo que consome esses combustíveis, direta ou indiretamente, para ricos e pobres. Os ricos ganham duas vezes, além do mais, pois o governo precisa fazer ainda mais dívida pública para bancar essa conta, pagando juros horríveis, que vão para o bolso dos ricos, que têm o dinheiro para emprestar ao governo.

Por que a esquerda defende essa tolice antieconômica e antissocial?

A Petrobras e seus acionistas poderiam bancar o prejuízo. Isto é, vender combustível a preço menor do que no mercado internacional —seria um imposto disfarçado e dirigido. Assim, a empresa teria menos dinheiro para investir e produzir. Com resultados financeiros piores, pagaria juros mais altos para se financiar etc., o que vimos a partir de 2014. Sob ameaça de tabelamento, novas empresas não entrariam no mercado para ampliar refinarias, por exemplo.

O governo poderia então bancar o rombo da Petrobras, dinheiro que nem tem (pois tem déficit). Por quê? Falta verba para creche, SUS, ciência, infraestrutura ou renda mínima.

Sim, os pobres precisam de dinheiro para enfrentar a dureza ainda maior desta carestia (de comida, casa, botijão etc.). Meter a mão nos preços vai avacalhar o negócio de combustíveis, privado ou estatal, impedir o surgimento de alternativas energéticas eficientes, subsidiar um combustível poluente e decadente. E não vai melhorar a situação dos pobres.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/viniciustorres/2022/03/de-lula-a-bolsonaro-politica-quer-tabelar-gasolina-dar-dinheiro-a-rico-e-quebrar-petrobras.shtml

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading