Petroleiros relatam casos suspeitos de covid-19 em mais duas plataformas

Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), há informações de casos suspeitos na plataforma do campo de Mexilhão e na P-69, no campo de Lula

Após a confirmação de casos de infecção pelo novo coronavírus em dois navios-plataformas (FPSOs) afretados pela Petrobras no Brasil esta semana, outras duas unidades da petroleira, na Bacia de Santos, apresentam casos suspeitos de covid-19. Segundo o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), há informações de casos suspeitos na plataforma do campo de Mexilhão e na P-69, no campo de Lula.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

"Estamos preocupados. Em Mexilhão, há vários casos suspeitos, mas ainda sem resultados. E na P-69 também apareceram casos suspeitos", afirmou Adaedson Costa, diretor do Sindipetro-LP, ligado à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Procurada, a Petrobras informou que, para garantir a privacidade e o sigilo médico dos funcionários, não reportará casos. "Reforçando o nosso compromisso com o cuidado e proteção dos nossos colaboradores, incluindo seus familiares e pessoas próximas, a Petrobras não vai informar quando algum colaborador tiver confirmação ou complicações decorrentes da covid-19", disse a estatal, em nota.

Os relatos do Sindipetro-LP ocorrem dias depois da confirmação de infecção em duas plataformas a serviço da Petrobras. Um dos episódios ocorreu em uma FPSO da SBM Offshore, cuja embarcação e total de infectados não foram informados, também para garantir a privacidade deles. O outro foi registrado no FPSO Cidade de Santos, da Modec, na Bacia de Santos. Nos dois casos, as empresas estão assegurando o tratamento médico aos infectados e seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Com relação à Petrobras, Costa disse que a petroleira avisou aos sindicatos que não repassará para eles informações sobre os casos, inclusive de óbitos. "Só temos informações extra-oficiais, dos trabalhadores. A Petrobras não está contribuindo".

O diretor do Sindipetro-LP também criticou a posição da petroleira de não permitir a participação de sindicatos no comitê de crise do novo coronavírus. Segundo ele, o sindicato quer ter assento no comitê não para opinar sobre decisões, mas principalmente para ter acesso a informações sobre o que está ocorrendo nas unidades da companhia.

Segundo ele, os sindicatos estão se reunindo com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e relatando as dificuldades encontradas. O órgão está atualmente discutindo com a gestão da Petrobras sobre a estratégia de ajuste na jornada de trabalho dos funcionários, que visa reduzir custos.

Petroleiros relatam casos suspeitos de covid-19 em mais duas plataformas | Empresas | Valor Econômico

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/04/11/petroleiros-relatam-casos-suspeitos-de-covid-19-em-mais-duas-plataformas.ghtml

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading