VALEU A PENA – Opções éticas

FERNANDO SÁ

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Tenho recebido mensagens de empregados informando que votaram em mim, e vi serem publicados espontaneamente elogios à minha pessoa. Isso não me faz orgulhoso, mas agradecido. E talvez, tais pessoas não percebam que estão dando uma resposta, como entenderão ao final desta publicação.

A partir de 2004 sofri grave assédio, pois não me adequei a certos procedimentos duvidosos, e tudo culminou em 2009, quando tentaram primeiro me desqualificar no quesito conhecimento, depois quanto ao meu comportamento profissional e finalmente quanto à minha pessoa. Talvez se tivessem me ouvido e, diante das provas apresentadas, agido, não tivéssemos visto a Petrobras ser roubada, ter sua imagem destruída e sobretudo, o respeito junto povo brasileiro arrancado.

Nesse processo tive minha carreira interrompida, sofri redução salarial, passei por alijamento, …, mas me mantive seguro da escolha pela ética e pelo respeito a meus princípios, valores e pelo nome que carrego. Da mesma forma tenho certeza de minha conduta quando vejo meus assediadores presos, indiciados pelo MPF e condenados no TCU.

Algumas pessoas perguntavam se valeu a pena, quando pessoas que colaboraram com os maus feitos, alegando, descaradamente, terem sido enganadas por ingênuas, seguem isentas de responsabilidade. Algumas apavoradas com carros negros e sirenes.

Como testemunha da Lavajato, novamente sofri assédios, o que se tornou constante mediante a omissão da Ouvidoria e ineficiência da Conformidade, como já de conhecimento do MPT (Ministério Público do Trabalho). Até junto à OAB tentaram me prejudicar como forma de assédio. Mas, sempre sei que a verdade há de triunfar. E ela tem triunfado.

E novamente algumas pessoas me perguntam se valeu a pena. E agora me perguntam porque me candidatar ao CA ao contrário de deixar correr solto e não me aborrecer. Mas sou um homem de compromissos comigo e com as coisas em que acredito.

Talvez eu não ganhe essa eleição, mas se eu tiver ajudado ao restabelecimento de um pouco do senso crítico e do comprometimento de cada um para fortalecer o conjunto do corpo técnico e ocorrer, então, uma atuação em favor da Petrobras, eu estarei feliz. Rever a Petrobras como ela sempre fora, ou seja, grande e forte por seus empregados, que a geraram e nutriram com uma visão mais coletiva que individual, talvez seja um sonho, mas que vale a pena ser sonhado.

Talvez tudo dê errado, talvez tudo se perca, mas, mais uma vez, eu quero estar lá dizendo: eu avisei. E estarei testemunhado pela punição de quem terá, mais uma vez, prejudicado a Petrobras e a nação. Me perguntarão se valeu a pena, mas eu sei que a coragem não é falta de medo e sim a vitória sobre o medo que se tem.

A cada um que votou em mim e me elogiou eu sou grato, pois vocês confirmaram que vale a pena manter-se íntegro, pensar na instituição primeiro, zelar pelo próprio nome, garantir princípios e valores, ter compromisso, seriedade profissional, não se vender. Muito obrigado, por me dizerem: “- Valeu a pena!”

FERNANDO SÁ – 1912

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading