HÁ RISCOS DE SE MANTER O PED ATUAL. 27/11 É DATA LIMITE

PETROLEIROS DO LP (FNP) ADIAM VOTAÇÃO DA CONDICIONANTE PARA IMPLEMENTAR NOVO PED: NOVA ASSEMBLEIA SERÁ CHAMADA

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Na quarta-feira (13), os petroleiros do litoral paulista se reuniram na sede e subsede do Sindipetro-LP (FNP) para votar em assembleia a condicionante que estabelece que as entidades de petroleiros se comprometem a não moverem ação como substituto processual, ou seja ação coletiva ou ação plúrimas, contra a nova proposta do Plano de Equacionamento da Petros (PED).

Para que a condicionante seja votada, as entidades estão formulando uma minuta, na qual se estabelecem alguns termos para que todas as mudanças ou dúvidas sobre a nova proposta, que impactam a vida do contribuinte, sejam apreciadas pela categoria e decididas antes que o novo plano seja implantado. Porém, como a minuta não foi finalizada pelas entidades, a decisão em assembleia foi suspensa, até que o documento seja concluído.

Diante do impasse, as entidades, que compõe o Fórum em Defesa da Petros, devem se reunir na próxima semana para fechar os termos da minuta e só então chamarem novas assembleias. De acordo com Bruno Dias, o resultado das assembleias pela aprovação ou rejeição da condicionante deve ser apresentado até o dia 27 de novembro, para que haja tempo dos órgãos responsáveis se pronunciarem e acertarem os detalhes da proposta. Segundo Dias, os termos do novo plano de equacionamento devem ser finalizados até o dia 31 de dezembro, sob o risco de ter que se manter o atual Plano de Equacionamento e com isso inviabilizar toda a negociação até aqui.

Presidente da Petros tirou dúvidas e levou cobranças da categoria
Com a presença do novo presidente da Petros e do Gerente Executivo Atuarial e de Desenvolvimento de Planos da Petros, Dilcrecio Akira Miki, na assembleia, os petroleiros aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre o novo plano de equacionamento e cobrar ações para que tanto um novo déficit técnico não mais aconteça, como para que a Petrobrás pague suas dívidas com a Petros.

Os petroleiros querem que a Petros investigue e aponte os responsáveis pelos investimentos que foram feitos pelo fundo de pensões da categoria e que causaram três anos seguidos de déficits, que culminaram com a taxa extra de equacionamento.

Outra cobrança da categoria, identificada em várias falas ao longo da noite, pede que a Petros coloque dentre seus diretores pessoas do próprio corpo técnico da Petrobrás, escolhidas pelos trabalhadores. Com isso, os petroleiros acreditam que haverá mais transparência e equilíbrio nas decisões da diretoria, que costuma seguir somente indicadores econômicos, em detrimento do caráter solidário e do papel social que a Petros tem. Para Dias, que assumiu a menos de dois meses a entidade, tal mudança só poderá ser conseguida com a mudança do estatuto da Petros, que estabelece a paridade entre indicados da patrocinadora (Petrobrás) e Petros somente para a função de conselheiros. Para isso, Bruno sugere mobilização dos petroleiros e pressão sobre os conselheiros para que se adote a composição paritária da mesa diretora com metade eleita por voto dos trabalhadores.

Durante dois dias a categoria do Litoral Paulista se debruçou sobre a nova proposta de equacionamento da Petros, o que foi importante para tirar dúvidas e colocar luz sobre pontos que não ficaram muito claros nos documentos apresentados.

Os debates que se seguiram foram ricos de informações e embasados por trabalhadores que conhecem a história da Petros e seus direitos. A formação de 42 pessoas no curso de previdência complementar, realizado neste anos pelo Sindipetro-LP, em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS), , também se mostrou muito eficiente e útil para defesa dos direitos da categoria.

O resultado de tamanho empenho da categoria do LP servirá de norte para as próximas decisões e alerta para os diretores e executivos da Petros de que estão tratando com pessoas esclarecidas e que, mais do que garantir uma aposentadoria confortável, os petroleiros são guardiões da história e do legado da Petrobrás ao povo brasileiro.

http://www.sindipetrolp.org.br/noticias/27077/petroleiros-do-lp-adiam-votacao-da-condicionante-para-implementar-novo-ped-nova-assembleia-sera-chamada

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading