Abiquim: Até quando exportaremos petróleo e gás e importaremos combustíveis?

Quinta-Feira, 24 de Maio de 2018

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Marcos De Marchi, presidente do Conselho Diretor da Abiquim

A greve dos caminhoneiros e o enorme prejuízo que isto está causando ao povo brasileiro levantaram um problema que muitas autoridades pretendem jogar para debaixo do tapete: a altíssima dependência do Brasil da importação de produtos.

O Brasil não construiu as refinarias planejadas e agora a alta do dólar obriga ao aumento do preço porque somos dependentes da importação de combustíveis; o Brasil não construiu as fábricas de fertilizantes planejadas e deseja fechar duas plantas existentes, condenando agricultores brasileiros a pagar um aumento de preço de 12% em dólares para comprarem o produto. Adicionalmente, o Brasil importou US$ 38 bilhões nos últimos 12 meses de produtos químicos e não temos previsão de investimentos no setor.

Além do prejuízo a toda a Nação, essas decisões prejudicaram gravemente as economias dos Estados de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso e Minas Gerais. Mais de 120 mil empregos e investimentos de US$ 45 bilhões teriam estimulado o desenvolvimento nas regiões. Para se ter uma ideia, a construção de um novo polo petroquímico geraria arrecadação de US$ 1,0 a 1,3 bilhão em impostos.

Já não bastasse isso, começam os boatos de que a exploração de petróleo deverá ser reduzida por falta de consumo de gás e a Petrobras anuncia a possibilidade de paralisação das refinarias por falta de demanda em função da greve.

Isto é inadmissível. O Brasil é um país riquíssimo em petróleo e gás, matérias-primas para a fabricação de combustíveis e fertilizantes. Contudo, pagamos o preço da nafta mais caro do Mundo e o preço do gás natural é 3 vezes o preço americano.

A nação brasileira necessita urgentemente de um planejamento para agregar valor às suas riquezas naturais, não só para reduzir a nossa dependência da importação de produtos mas, principalmente, para gerar empregos, arrecadação tributária e riqueza para o país.

Existe uma esperança no horizonte. O Congresso Nacional acaba de aprovar a MP 811 prevendo a possibilidade de a PPSA realizar leilões exclusivos para a industrialização do óleo e gás do pré-sal para as atividades de refino e petroquímica.

Fruto da iniciativa de 8 parlamentares de diferentes partidos e Estados – deputados Afonso Motta (PDT/RS), vice-presidente da FPQuímica; Alex Manente (PPS/SP); Davidson Magalhães (PCdoB/BA); Evair de Melo (PV/ES); João Paulo Papa (PSDB/SP), presidente da FPQuímica; Milton Monti (PR/SP); Orlando Silva (PCdoB/SP); e Vinicius Carvalho (PRB/SP) – a emenda contou com o apoio da Comissão mista presidida pelo deputado Júlio Lopes (PP/RJ) com relatoria do Senador Fernando Bezerra (MDB/PE). Uma demonstração de que, acima de eventuais divergências partidárias, nosso Congresso Nacional está realmente preocupado com as questões estruturais de interesse do povo brasileiro.

Não existem dúvidas de que o pré-sal poderá ter para a indústria brasileira o mesmo efeito de recuperação industrial que o shale gas teve para a economia americana, pois a indústria química é a base do desenvolvimento de todos os países ricos.

Ao sancionar a MP 811, na forma aprovada pelo Congresso Nacional, o Presidente Michel Temer estará construindo um importante legado para uma firme retomada do crescimento econômico brasileiro.

O povo brasileiro merece esta esperança!

https://abiquim.org.br/comunicacao/noticia/5224

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading