Petrobras e Eletrobras fazem acordo inicial por dívida bilionária

Decisão sobre débito de R$ 20 bi era essencial para venda de distribuidora

Manoel Ventura27/02/18 – 21h29
xINFOCHPDPICT000058224032.jpg.pagespeed.ic.1vR-ZuIf9R.jpgSede da Eletrobras, no Rio de Janeiro – Pedro Teixeira/Agência O Globo/19-05-2016

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

BRASÍLIA — A Petrobras e a Eletrobras chegaram a um entendimento inicial sobre uma dívida de R$ 20 bilhões que a elétrica possui com a petroleira, relativa ao fornecimento de combustível para geração de energia no Amazonas, segundo fontes que acompanham as negociações. A solução para o impasse é fundamental para a privatização da Amazonas Energia, distribuidora de eletricidade subsidiária da Eletrobras no estado.

Antes de privatizar toda a Eletrobras, o governo programou para este semestre a venda das seis distribuidoras de energia da estatal que atuam no Norte e Nordeste do país, entre elas empresa que opera no Amazonas. Nesse caso, para viabilizar a venda, a Eletrobras precisa separar os ativos de geração e de transmissão da empresa para uma nova subsidiária, a Amazonas GT.

A operação necessita do aval da Petrobras devido a um contrato de fornecimento de gás assinado entre elas. A Petrobras resistia, no entanto, a aceitar a transferência do contrato com a distribuidora para a Amazonas GT devido a dificuldades em fechar um acordo com a Eletrobras sobre a dívida pelo fornecimento de combustível ao estado.

As conversas avançaram e as empresas acertaram termos iniciais de um acordo. Com isso, a Petrobras enviou, na semana passada, uma carta a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em que informa ter “predisposição” para aceitar a transferência do contrato, “desde de seja encontrada uma solução para a dívida”. Nenhum contrato ainda foi assinado, segundo uma fonte na empresa.

Houve um reconhecimento entre as partes de uma dívida de R$ 17 bilhões. Agora, precisam ser negociadas as condições para o pagamento da cobrança. Existe ainda uma conta de R$ 3 bilhões, que deve ser judicializada.

Com o acordo inicial entre a Petrobras e a Eletrobras, a Aneel aprovou nesta terça-feira condições para a cisão dos ativos de geração e transmissão da Amazonas Distribuição, chamada de “desverticalização”. A agência deu um prazo até o final de abril para a conclusão da operação.

Além do Amazonas, as seis distribuidoras que a Eletrobras quer vender neste semestre atendem Acre, Alagoas, Roraima, Rondônia e Piauí.

https://oglobo.globo.com/economia/petrobras-eletrobras-fazem-acordo-inicial-por-divida-bilionaria-22439950

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading