DESPESAS ADMINISTRATIVAS:
DAS VERSÕES AOS FATOS
Colegas participantes,
Visando neutralizar desinformações e versões distorcidas, criadas e difundidas nas redes sociais, intencionalmente ou não, dentre as quais as chamadas “fake-news”, sobre atos e fatos relativos à estrutura administrativa da FUNCEF, trazemos os seguintes esclarecimentos sobre os 10 temas mais recorrentes:
1-Quadro de pessoal:
1.1-A FUNCEF vem REDUZINDO seu quadro efetivo de pessoal desde 2014. Naquele ano, o número era de 633 empregados, o maior número alcançado. Em 2017, esse número chegou a 597 empregados, redução nominal de 36 postos. O projeto de Desenvolvimento Organizacional, em andamento, promoverá novos enxugamentos e otimizações de processos e setores.
2-Remuneração
2.1-Há três categorias de vencimentos na FUNCEF:
2.1.1-Dirigentes: fixados conforme normas da CAIXA (RH 159 e RH181), proporcionalmente aos vencimentos dos dirigentes da CAIXA;
2.1.2-Cargos Estratégicos: os 57 postos tem remuneração referenciada na tabela de remuneração de cargos da Matriz da CAIXA;
2.1.3-Cargos técnicos(analistas e assistentes): seus equivalentes são os cargos de natureza técnica, que na CAIXA possuem jornada de 6h, sendo de atribuições equivalentes e salário proporcionalmente superior aos da FUNCEF, sendo uma das principais razões para a baixa atratividade das cessões de empregados CAIXA.
3-Despesas Totais:
3.1-A variação nominal das Despesas totais da FUNCEF foi INFERIOR à inflação acumulada no período 2014-2017, que chegou a 28%, conforme INPC apurado. A redução real acumulada obtida no período foi de cerca de 6%.
4-Ambulância
4.1 – A FUNCEF não adquiriu ou alugou ambulância alguma. O que existe (a exemplo de prática semelhante na CAIXA, EMGEA, AGU, TCU e outros) é a contratação de “serviço de atendimento de urgência”, acionado “sob demanda”, visando prevenir riscos de sinistros médicos em suas instalações e eventuais responsabilidades civis decorrentes.
Custo mensal fixo = R$900,00 (novecentos reais).
Custo eventual exclusivo caso haja acionamento no mês = R$1.200,00 (um mil e duzentos reais).
5-Cartão Corporativo
5.1- Não procede a afirmação de que os diretores possuam cartão corporativo. Reafirmamos: Os diretores não possuem cartão corporativo para uso pessoal.
5.2 – A FUNCEF possui cartão de crédito, utilizado pela Coordenação de Compras e Contratos, para aquisição ocasional/emergencial de materiais de consumo/suprimentos.
6-Carros e motoristas
6.1-Apenas o Presidente possui carro e motorista, ambos de uso exclusivamente institucional. Há ainda outros dois veículos de propriedade da FUNCEF, utilizados para transporte de empregados, documentos e materiais.
7-Ginastica Laboral
7.1-Como qualquer empresa ou organização de seu porte, inclusive a CAIXA, a FUNCEF contrata SERVIÇO de ginástica laboral preventiva, ao custo de R$3 mil/mensais à ocorrência de lesões por esforço repetitivos/doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho -LER/DORT, visando a redução do absenteísmo de origem médica, bem como os custos decorrentes.
8-Parentes
8.1-A FUNCEF não possui parentes de Diretores ou Conselheiros em seus quadros. Existem normas internas que vedam a prática de nepotismo, de maneira equivalente ao existente no serviço público.
9-Recrutamento e Seleção
9.1-A FUNCEF, como instituição de direito privado e regime de trabalho celetista, admite seus colaboradores por meio de análise de currículo, compreendendo formação acadêmica e experiência profissional compatíveis com as atribuições a serem desempenhadas no cargo a ser preenchido, de acordo com os requisitos de cada cargo estipulados em normativos internos.
10-Alçadas
10.1-A FUNCEF possui regime de alçadas decisórias para aquisição de produtos ou serviços, nos níveis de Gerente, (até R$35 mil) Diretor (entre R$35mil e R$146 mil) e Diretoria Colegiada (acima de R$146 mil). O Presidente possui alçada até R$195 mil.
Estamos à disposição para outros esclarecimentos.