Petrobras reposiciona marca para se afastar da crise da Lava-Jato

Campanha foi produzida pela agência DPZ&T e começa neste sábado

Bruno Rosa08/11/17 – 11h29
xBEC33AC0-92DF-4901-AD79-74C8C4F06B71.jpeg.jpg.pagespeed.ic._DwXEvweJJ.jpgBruno Motta, gerente executivo de Comunicação e Marcas da Petrobras – Bruno Rosa

RIO – A Petrobras anunciou na manhã desta quarta-feira mudanças na sua área de marketing. A estatal está resposicionando sua marca com o mote “Uma jornada pelo conhecimento”. O objetivo é melhorar a reputação da companhia, que foi afetada pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. O slogan nos últimos anos era “A energia é o nosso desafio”.

A campanha foi produzida pela agência de publicidade DPZ&T. É também a primeira peça produzida pela agência, que venceu a licitação feita pela estatal ao longo deste ano. A DPZ&T e a Propeg dividem a conta publicitária da Petrobras, que tem verba de R$ 550 milhões ao longo de dois anos e meio.

A nova campanha vai veicular três comerciais até dezembro. A primeira peça vai ao ar já neste sábado. Bruno Motta, gerente executivo de Comunicação e Marcas da Petrobras, diz que a nova campanha marca o reposicionamento da marca. O objetivo é revigorar a confiança e a admiração das pessoas.

— Depois de dois a três anos falando muito pouco para fora, e quando falava era para dar explicações, voltamos agora. É uma virada significativa.

O presidente da agência DPZ&T, Edu Simon, destacou que a reputação leva 64 anos (tempo de existência da Petrobras) para construir e pouco para ser destruída. O primeiro comercial, narrado por uma criança, mostra crianças descobrindo a ciência. Ao explicar o uso de crianças nas peças, o presidente da agência disse que o objetivo é começar a nova história da comunicação da empresa do zero.

— Reconstruir a reputação da empresa é uma jornada que será longa e é de dentro para fora. Vamos construir peça a peça —- disse Simon.

INVESTIMENTO EM CONTEÚDO

Nas peças de mídia impressa e exterior, como outdoor, a empresa terá uma nova forma de se apresentar, com visual mais moderno, usando o questionamento “Vamos Inventar? Uma jornada pelo conhecimento”.

— A ideia é modernizar a imagem da estatal. Vamos ver ainda projetos de conteúdo que vão consolidar o posicionamento, com projetos de publisher, de conteúdo — afirmou Simon.

A Petrobras anunciou parceria com a National Geographic. O programa vai contar a história de cientistas brasileiros, como os que trabalharam na descoberta do pré-sal. A estatal destacou ainda a parceria com o Jornal O GLOBO, como o Wired Festival Brasil 2017.

https://oglobo.globo.com/economia/petrobras-reposiciona-marca-para-se-afastar-da-crise-da-lava-jato-22043483