Petrobras reduz a produção de gasolina na Refap

Medida visa a atender determinação da Justiça do Trabalho, que aponta riscos para os trabalhadores

Daniele Balbinot 19/08/2017 16:20 19/08/2017 16:21

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

CombustíveisPaulo Pires/GES/PAULO PIRES
Redução do quadro preocupa petroleirosA partir desta segunda-feira (21), a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) terá parte da produção de gasolina interrompida. A Petrobras anunciou a decisão à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Anap) ainda na sexta-feira, 18. A medida foi tomada, segundo a empresa, para que se possa cumprir liminar concedida ao Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS), que exige a retomada de postos de trabalho perdidos a partir de 2014, quando a Petrobras iniciou plano de demissão voluntária. Conforme o Sindipetro-RS, a redução do efetivo coloca em risco os trabalhadores que seguem na empresa. “Faltou discutir com a categoria. Não foram feitos estudos adequados que garantam a segurança”, diz o presidente do sindicato, Fernando Maia.

Em nota, a Petrobras aponta que está recorrendo da decisão e que a paralisação temporária da planta não gera impactos relevantes nos resultados financeiros da companhia. A produção suspensa será compensada por modal marítimo.

Riscos iminentes

O presidente do Sindipetro-RS, Fernando Maia, afirma que cerca de 40 funcionários da refinaria do bairro São José já saíram. Com isso, a situação fica complicada na área operacional. “O risco é iminente. O pessoal fica com medo nessas condições”, avalia. No final de julho, por ordem da Justiça do Trabalho, houve uma inspeção do Ministério Público do Trabalho na Refap, onde foi constatado o problema. Em seu despacho, o desembargador Marcelo José Ferlin D´Ambroso (que manteve a liminar a favor do Sindipetro-RS) aponta que “a redução de operadores proposta pela empresa, especialmente daqueles que ficam em campo, expõe os trabalhadores a riscos de acidentes graves e fatais, uma vez que reduz a capacidade do turno de reagir de forma adequada a situações de emergência.”

O que diz a Petrobras

Na mesma nota, a empresa explica que “iniciou em 2014 um estudo de Organização e Métodos de Trabalho (O&M) com o objetivo de avaliar a demanda e frequência das atividades dos técnicos de operação, tanto em condição normal quanto em situação de resposta a emergência, sem alterar os processos, o modo de execução das tarefas ou a natureza do trabalho desses técnicos em relação às condições praticadas anteriormente. A metodologia permitiu a reorganização das rotinas operacionais, distribuindo-as de forma mais homogênea entre os postos de trabalho, com transferência de algumas atividades do horário de turno para o regime administrativo”.

Conforme o texto, os resultados do estudo começaram a ser implementados em maio de 2017 nas refinarias da Petrobras. Onde necessário, foram feitos remanejamentos de empregados para áreas de maior demanda. No total, 63% das gerências de operação das refinarias e fábricas de fertilizantes da companhia mantiveram ou aumentaram o número de postos de trabalho, enquanto 37% tiveram redução. Não houve demissões nesse processo, que se baseou unicamente no remanejamento de pessoas.

http://www.diariodecanoas.com.br/_conteudo/2017/08/noticias/regiao/2159343-petrobras-reduz-a-producao-de-gasolina-na-refap.html

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading