Petrobras diz que há anos tenta negociar contratos de gás com Uruguai

RIO – A Petrobras esclareceu, nesta quarta-feira (16), que tenta há anos negociar com o governo do Uruguai um reequilíbrio dos contratos de concessão das distribuidoras de gás natural Montevideo Gas e Conecta. A estatal brasileira, por meio das duas concessionárias, entrou comprocessos arbitrais internacionais contra o Estado uruguaio, devido a “diversos problemas” envolvendo suas operações no país vizinho.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Segundo a estatal, as condições em que as concessões foram feitas originalmente, ainda na década de 1990, não perduraram. A companhia destacou ainda que, desde maio, as condições de fornecimento de gás para as distribuidoras no Uruguai pioraram.

“Ficaram mais caras e os novos custos ainda não foram devidamente repassados às tarifas pelo Estado uruguaio. Um novo contrato, negociado entre a estatal uruguaia Administración Nacional de Combustibles, Alcohol y Portland (Ancap) e a estatal argentina Energia Argentina S.A. (Enarsa), sem participação das distribuidoras, é agora a única opção de aquisição do gás no Uruguai”, esclareceu a petroleira brasileira, em nota à imprensa.

O preço de importação do gás argentino para o Uruguai, destaca a estatal brasileira, foi multiplicado por oito vezes entre 2005 e 2015.

“Mudanças nas condições de exportações do gás argentino para o Uruguai, única fonte de abastecimento de gás do país, causaram restrição de abastecimento e desequilíbrio econômico-financeiro nos contratos das distribuidoras no Uruguai, principalmente a partir de 2008”, informou a Petrobras.

A estatal esclareceu, ainda, que, ao longo de anos, as empresas da Petrobras no Uruguai fizeram vários pedidos administrativos e reuniões com autoridades uruguaias, buscando uma colaboração para resolver os “problemas estruturais que afetaram os contratos de concessão, sem atingir resultados”.

A Petrobras lembra que a construção de uma planta regaseificadora na zona portuária de Montevidéu, inicialmente prevista pelo governo para entrar em operação em 2015, poderia resolver o problema do abastecimento, mas não vingou.

A estatal brasileira também esclareceu que, em maio, o governo uruguaio resolveu executar garantia bancária da concessão da Montevideo Gas, alegando descumprimento do pagamento de parte do arrendamento pelo uso dos bens concedidos. A concessionária “questionou oportunamente a legitimidade e licitude da parcela, por entender que a mesma se origina de inclusão abusiva de impostos e royalties argentinos no cálculo de cobrança pelo governo uruguaio”. A companhia vinha pagando a parte não controvertida e discutindo, em âmbito administrativo, a parcela com a qual não concorda.

Por fim, a Petrobras esclareceu que as distribuidoras “seguem cumprindo com todas as suas obrigações e mantendo o serviço de distribuição de gás com os mais altos padrões de qualidade e segurança da indústria”.

http://mobile.valor.com.br/empresas/5082808/petrobras-diz-que-ha-anos-tenta-negociar-contratos-de-gas-com-uruguai

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading