Sete prioriza sondas e pede ajuda a estaleiros em plano de recuperação

NICOLA PAMPLONA

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Em novo plano de recuperação entregue à Justiça, a empresa de sondas Sete Brasil reduziu de oito para quatro o número mínimo de embarcações que precisa concluir para retomar as atividades e pede aos estaleiros ajuda financeira para concluir as obras.

O plano, que será discutido em assembleia no fim deste mês, prevê o pagamento dos credores apenas a partir de 2026.

A Sete Brasil pediu recuperação judicial em abril de 2016, diante das dificuldades em obter recursos para prosseguir com as obras. Na época, a companhia declarou uma dívida de R$ 19,3 bilhões.

Um primeiro plano, com a possibilidade de construção de 8 a 12 sondas, chegou a ser apresentado aos credores, mas não avançou por dificuldades na renegociação dos contratos com a Petrobras, sócia e principal cliente da companhia.

O novo plano de recuperação propõe a “readequação do plano de negócios, de modo a readequá-lo aos melhores interesses do Grupo Sete”. Trabalha com a conclusão de quatro sondas “prioritárias”.

Se enquadrarão neste caso aquelas em estágio mais avançado de construção, com menor necessidade de investimento e que estão em estaleiros com capacidade para concluir as obras mais rapidamente e, se possível, com recursos próprios.

Como garantia, a Sete propõe dar aos estaleiros o direito de vender as sondas, caso haja interrupção no contrato de afretamento das sondas ou no pagamento pelos recursos colocados na obra.

O plano diz que a Sete precisará de recursos novos para prosseguir com as obras, num montante de US$ 4,345 bilhões, considerando a conclusão de oito unidades, que podem ser obtidos com os estaleiros construtores ou com terceiros.

Os novos financiadores terão prioridade sobre o fluxo de caixa gerado pelas sondas. Depois disso, os outros credores começam a receber sua parte.

Segundo planilha anexada ao documento, em caso de construção das oito primeiras sondas, apenas em 2026 haverá fluxo de caixa livre para o pagamento dos credores.

A empresa propõe o pagamento de R$ 50 mil à vista para aqueles credores que não quiserem esperar. A dívida trabalhista, que tem prioridade, só começaria a ser paga no sexto mês após a aprovação do plano.

A Sete Brasil foi criada em 2010 para construir e operar 28 sondas de perfuração para a estatal. Com a queda no preço do petróleo e os cortes nos investimentos, a Petrobras considera, porém, que não precisará de todos os equipamentos.

A crise foi agravada com a revelação, pela Operação Lava Jato, de que ex-executivos da empresa foram beneficiados pelo esquema de corrupção na Petrobras.

A empresa como sócios a Petrobras, os bancos BTG Pactual, Santander e Bradesco, investidores estrangeiros e os os fundos de pensão Petros, Funcef e Previ, dos empregados da Petrobras, Caixa e Banco do Brasil, respectivamente.

Este ano, os fundos decidiram partir para arbitragem internacional contra a Petrobras para tentar recuperar o investimento. Segundo a estatal, o valor pedido é de R$ 4,475 bilhões.

Fonte: Folhapress

https://ricmais.com.br/sc/noticias/sete-prioriza-sondas-e-pede-ajuda-a-estaleiros-em-plano-de-recuperacao

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading