Bendine deverá fazer delação – “depressivo e fumante inveterado”

Colegas apostam que Bendine fará delação – e ele já teria alvo certo, diz jornal

Se falar, seu alvo será o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, de quem era muito próximo, afirma a Coluna do Estadão

Lara Rizério
SÃO PAULO – Preso na última quinta-feira (27) no âmbito da Operação Lava Jato, o ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine é um grande candidato a delator. Pelo menos na visão de colegas do executivo, segundo afirma a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O jornal afirma que colegas de Bendine não têm dúvidas de que ele deve tentar a delação premiada se a sua prisão temporária se converter em provisória (quando não há prazo para a soltura). A coluna aponta que Bendine é descrito como “depressivo e fumante inveterado”, vício que será obrigado a abandonar na carceragem da Polícia Federal.

Há dúvidas se ele terá provas para as revelações que fará, mas há uma certeza: se falar, seu alvo será o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, de quem era muito próximo, afirma a publicação.

Bendine também tinha muita proximidade com Dilma Rousseff, que o nomeou para a Petrobras. Foi na gestão dele que a empresarevelou ter destruído áudios das reuniões sobre a compra de Pasadena, negócio autorizado pela ex-presidente. Já o atual presidente do BB, Paulo Caffarelli, era aliado de Bendine, mas se afastou dele ainda na gestão Dilma. Contudo, Bendine ainda tem três aliados na estrutura do banco, afirma a publicação. São eles: o vice-presidente de varejo e gestão de pessoas, Walter Malieni; o vice-presidente de negócios e atacado, Maurício Maurano, e Paulo Ricci, chefe do BB DTVM.

Vale destacar que, segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a estatal está concluindo os levantamentos de operações citadas pela Odebrecht que envolveram Bendine. O pente-fino deve sair até o fim de agosto.

Desta forma, vale ficar de olho no que pode acontecer hoje. Na noite da última quinta, a defesa do executivo apresentou um pedido de reconsideração da ordem de prisão temporária ao juiz Sérgio Moro.

Segundo o advogado de Bendine, Pierpaolo Bottini, o ex-presidente da Petrobras já tinha manifestado disposição de colaborar com a Justiça, e já tinha aberto mão do sigilo bancário e fiscal há mais de um mês. “Ele disse que queria contar a versão dele dos fatos, e não tem nenhum indicativo de que ele fosse obstruir a justiça ou fugir. Então, estamos levando esses fatos para [o juiz Sérgio] Moro e esperando o retorno dele”, explicou.

Bottini também alega que o ex-presidente tinha passagem de ida e volta a Portugal, e viajaria a turismo. O Ministério Público Federal afirmou que só havia localizado a passagem de ida de Bendine para Portugal. A expectativa é que o juiz decida sobre a questão até esta sexta.

(Com Agência Brasil)

Aldemir Bendine

(Agência Brasil)

http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/6832158/colegas-apostam-que-bendine-fara-delacao-ele-teria-alvo-certo

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading