A Petros reforçou a segurança na atualização cadastral dos participantes e assistidos e nas regras de concessão de empréstimo para aumentar a confiabilidade das informações e evitar possíveis fraudes. Com isso, alguns procedimentos foram modificados:
Alteração de dados bancários de aposentados e pensionistas: a mudança só pode ser feita com o preenchimento do formulário “Pedido de Alteração de Dados Bancários”, que deve ser assinado e ter firma reconhecida em cartório. O aposentado ou pensionista deve solicitar o documento à Petros, por meio de seus canais de atendimento, ou ao representante na patrocinadora. Também é preciso anexar cópia autenticada do documento de identidade e cópia comum de um comprovante da nova conta bancária (cartão do banco ou extrato).
Caso o formulário seja assinado por um representante legal, deverão ser anexadas também cópias autenticadas do documento de identidade do signatário e da procuração ou do termo de tutela ou curatela. A documentação pode ser enviada à Petros pelos Correios ou entregue na sede da Fundação, nos postos de atendimento em Santos, Salvador e Aracaju ou ao representante na patrocinadora. As alterações começam a valer para crédito do benefício no mês seguinte ao recebimento da documentação na Petros. Por exemplo, se o formulário e os anexos chegarem até o último dia útil de julho, a nova conta bancária será usada para pagamento do benefício de agosto.
Atualização de telefone, endereço e e-mail: para fazer a mudança pela Central de Relacionamento (0800 025 35 45), passa a ser preciso digitar a senha Petros.
Concessão de empréstimos: no caso de assistidos, o empréstimo Petros é creditado exclusivamente na mesma conta bancária na qual é depositado o benefício. Quando houver alguma alteração de banco, agência ou conta corrente, o empréstimo só poderá ser concedido 60 dias após o cadastramento dos novos dados bancários.
A concessão de empréstimo para participantes ativos é feita, obrigatoriamente, na mesma conta corrente na qual é creditado o salário. No início de cada mês, a patrocinadora encaminha à Petros arquivo com os dados bancários de todos os participantes. Assim, qualquer alteração de banco, agência ou conta corrente de participante ativo deverá ser feita, exclusivamente, na patrocinadora. O empréstimo não pode ser creditado em contas do tipo “conta-salário”, que não permitem outros tipos de crédito além do salário.
Comunicação via e-mail: mensagens eletrônicas devem ser enviadas pela aba “Fale Conosco”, que pode ser acessada na área restrita do Portal Petros, após digitar matrícula e senha Petros.
É importante ressaltar que dados cadastrais são sigilosos e nunca devem ser repassados a terceiros.