Dr. Luís Cazetta explica a relação Previ com participantes da Litel (Petros e Funcef)

Prezados,

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Tenho o dever de ser, de novo, o chato. O que vai contra a corrente. O que vem e diz: – Por favor, gente, menos certezas; um pouco mais de dúvida. Menos denúncias; um pouco mais de diálogo.

Já mencionei aqui (como o fiz na audiência na Câmara) que a forma como a Funcef precificava a Vale padecia de um vício de origem. Ela nunca teve prêmio de controle na companhia: quem é minoritário em veículo de participação no bloco de controle (a Litel e a curiosa Litela, sabe Deus por que criada) não pode dizer que tem garantia de que, se o majoritário quiser fazer algo diferente, terá um tratamento de controlador.

Nunca tivemos tag along (direito de vender pelo mesmo preço a nossa participação quando a Previ decidisse fazer isso). E a Previ nunca se comprometeu a assegurar esse direito à Funcef. Nem tem por que. Não somos irmãos nem primos. Nem amigos, se me permitem a sinceridade.

Negociamos mal a nossa entrada na privatização. Ponto. E estamos pagando o preço disso.

Mais. Os administradores da Previ não nos devem nada e se tivessem o interesse e a oportunidade de vender a participação da entidade não prejudicariam o negócio por nossa causa. É ilusão acreditar no contrário.

As circunstâncias e a forma pela qual irá ocorrer a pulverização de controle da Vale eu não conheço. Mas posso afirmar uma coisa: deter ações ordinárias dentro da Litel é o mesmo que viver de renda de imóvel recebido em usufruto. Não sonhe em poder vende-lo nunca. O seu direito não chega a tanto.

Então, receber ações de mercado, se o preço estiver correto, é uma benção. Não um erro. Ainda mais de uma companhia em que o Estado (o grande inimigo, não esqueçam nunca) perde o poder (ou reduz a sua capacidade) de meter o bedelho na sua administração.

Pessoal, creia, nem tudo que não entendemos é impossível de entender; nem tudo que não foi explicado como gostaríamos é errado ou inexplicável.

Acho que é isso. Perdoem de novo a chateação.

Abraços aos que ainda tem paciência em me ouvir.

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading