Polícia fecha parte de túnel usado para desviar combustível da Petrobras em Artur Nogueira SP / Campinas

Polícia Civil informou nesta terça-feira (23) que parte do túnel que tinha uma ligação clandestina para furtar combustível de uma refinaria da Petrobras foi fechada nesta tarde. O trabalho teve que ser rápido por causa do risco desse tipo de operação.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
Segundo Transpetro, responsável pelo transporte e a logística de combustíveis da Petrobras no Brasil, ainda não é possível saber a quantidade e nem qual combustível foi furtado pelos criminosos.
A instituição disse também que os trabalhos de reparo no oleoduto devem seguir pela madrugada e que na quarta-feira (24), na parte da tarde, deve ser feito um teste para ver se há vazamento. Até a publicação da reportagem, ninguém foi preso.
15 m de extensão
O túnel, que tem cerca de 15 metros de comprimento, foi descoberto na segunda-feira (22) após uma falta de pressão nos dutos que transportam gasolina e óleo diesel da Replan para outros estados. Ao perceber o problema, os funcionários acionaram a polícia.
O local escolhido pelos criminosos para efetuar o furto foi um alojamento para funcionários da construção civil desativado na periferia do município.
O responsável pelo local disse que há cerca de um mês alguns homens se apresentaram como lavradores e falaram que queriam alugar um dos quartos.
Sacos de terra
Entre os quartos, a quadrilha escolheu o último do alojamento, o número 36. A EPTV, afiliada TV Globo, esteve no local e encontrou uma grande quantidade de sacos de terra, retirada debaixo do piso e também mangueiras que eram usadas para furtar combustível.
O acesso ao túnel tem cerca de 4 metros de profundidade. No local, a reportagem também encontrou instrumentos improvisados e instalações elétricas expostas.
Segundo o delegado Américo Rissato, foi feita uma varredura no local para encontrar o ponto onde o desvio do combustível acontecia. “Até levantar exatamente onde se encontrava esse vazamento”, pontua.

Refinaria

A Replan é a maior refinaria em capacidade de processamento de petróleo do país. Em muitos casos, a distribuição é feita por dutos e foi numa dessas tubulações que criminosos agiram.
O furto foi no duto que liga a refinaria de Paulínia (SP) a uma unidade da Petrobras em Brasília (DF). A quadrilha cavou o túnel e instalou uma peça para fazer o desvio do combustível. O furto foi descoberto depois que funcionários da empresa perceberam uma queda na pressão do oleoduto na segunda-feira.
Uma amostra do material furtado foi recolhida pela perícia e encaminhada para análise para identificar o tipo de combustível que estava sendo desviado. O resultado deve sair em 30 dias.
O caso está sendo investigado pela delegacia de Artur Nogueira e não há informações de suspeitos.
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/policia-fecha-parte-de-tunel-usado-para-desviar-combustivel-da-petrobras-em-artur-nogueira.ghtml
INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading