Governo busca novos players para o refino

Programa Combustível Brasil será lançado no próximo dia 20 e pretende também garantir o abastecimento nacional de derivados

O governo federal lança no próximo dia 20 o programa Combustível Brasil, que pretende – entre outras metas – atrair novos players para o segmento no país. Esse é mais um passo para tentar por fim ao monopólio de fato da Petrobras no segmento.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Em dezembro, o governo tentou buscar no Irã e na Índia parceiros para retomar o projeto da Refinaria Premium I, que era tocada pela Petrobras no estado do Maranhão. A ideia era atrair investidores para utilizar a infraestrutura já terraplanada pela estatal para a instalação de uma nova planta de refino no país.

A Petrobras anunciou em janeiro de 2015 o cancelamento dos projetos das refinarias Premium, que previam a instalação de uma planta no Ceará e outra no Maranhão. A medida representou, na época, baixa de R$ 2,7 bilhões no balanço da empresa, sendo R$ 2,1 bilhões para a Premium I e R$ 596 milhões, para a Premium II.

A Refinaria Premium I, com capacidade para 300 mil barris/dia, teria como principal produto o óleo diesel 10 ppm, que responderia por 55,8% da produção. Também seriam produzidos QAV (20,8%), nafta petroquímica (14,1%), GLP (4%), coque (3,8%) e óleo bunker (1,5%).

A refinaria Premium II, que seria instalada no Ceará, foi projetada para produzir óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás de cozinha (GLP), bunker e coque, com capacidade de refino de 300 mil barris/dia.

O Combustível Brasil também vai olhar para o abastecimento interno do país e analisar a parte de logística, além de tentar promover convivência saudável entre derivados de petróleo e o etanol. A meta é elaborar uma lista de propostas e diretrizes para as áreas de Refino e de Biocombustíveis para serem encaminhadas à aprovação do CNPE, na reunião de junho.

A exemplo de outros programas do governo na área de Energia, o Combustível Brasil contará com a participação dos ministérios da Fazenda, Casa Civil e Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), além da ANP e EPE.

Segundo o secretário de Petróleo e Gás do MME, Márcio Felix, cerca de 80 pessoas do setor participarão da elaboração das diretrizes para o Refino. Além do evento que marcará o lançamento do programa Combustível Brasil, o MME realizará, em março, um workshop em Brasília com todas as associações do setor.

O MME já vem discutindo informalmente o setor de Refino há cerca de três meses com representantes da indústria. Durante esse período, foram realizadas um total de 21 reuniões com Sindicom, Sindigás, empresas importadoras e pequenos refinadores.

O volume de petróleo processado nas refinarias nacionais atingiu a menor marca desde 2003, com o patamar de 1,615 milhão de b/d. O Combustível Brasil segue a mesma filosofia do Gás para Crescer e do Reate, programa direcionado ao segmento de E&P onshore.

​Refino em queda
Produção nacional de derivados despenca no quarto trimestre de 2016

​​

http://brasilenergiaog.editorabrasilenergia.com/daily/bog-online/logistica-refino/2017/02/governo-busca-novos-players-para-o-refino-473323.html

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading