Governo quer térmicas na base da geração elétrica; ideia é defendida pela Petrobras

Reuters

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) – O governo listou entre as diretrizes estratégicas da política do país para o gás natural uma revisão na relação entre essa indústria e a geração de energia, com previsão de que termelétricas movidas com o insumo possam operar na base do sistema elétrico, e não apenas como complemento às hidrelétricas.

Em documento disponibilizado nesta segunda-feira, que resume os objetivos que serão perseguidos para o “novo mercado de gás natural no Brasil”, o Ministério de Minas e Energia apontou que essa mudança poderia ser “uma âncora para os investimentos no setor”.

Uma revisão nesse sentido nas políticas para o gás também atenderia aos interesses da Petrobras– no final de setembro, o presidente da petroleira estatal, Pedro Parente, afirmou em evento em São Paulo que a companhia defenderia junto ao governo que suas térmicas pudessem operar na base, de forma a garantir uma melhor rentabilidade às usinas.

Atualmente, as termelétricas operam em um regime no qual são chamadas a produzir de acordo com a evolução do cenário de chuvas e do nível dos reservatórios das hidrelétricas.

As novas diretrizes em estudo no governo podem reduzir o risco para investidores em novas termelétricas, o que além de ajudar a Petrobras ainda poderia atrair novos agentes para o segmento, afirmou à Reuters o professor do Grupo de Economia da Energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Edmar de Almeida.

“Atualmente o dono da térmica tem uma incerteza muito grande, ele não consegue planejar o suprimento de combustível… até hoje, à exceção de um único projeto, só a Petrobras conseguiu arcar com esse risco. Os investidores privados não foram adiante devido a esse problema, a imprevisibilidade”, explicou.

Na consulta pública, o governo apontou também que pretende rever a exigência de que termelétricas apresentem garantia de oferta de gás para todo o período de contrato antes de participar de leilões de energia que contratam novas usinas.

O próprio documento do ministério aponta que essa exigência “impõe barreira à entrada de projetos de térmicas a gás”.

Segundo a pasta, as discussões sobre a política de gás natural a ser adotada pelo governo terão como objetivo aprimorar a atual regulamentação do setor, tendo em vista a redução da participação da Petrobras, que incluiu ativos de gás em seu bilionário plano de desinvestimentos.

A petroleira já fechou a venda da unidade de gasodutos Nova Transportadora Sudeste (NTS) para a canadense Brookfield, enquanto a subsidiária de gás Gaspetro foi vendida para a japonesa Mitsui.

A consulta pública do governo sobre o setor de gás fica aberta até 7 de novembro.

Procurada, a Petrobras não respondeu imediatamente a pedidos de comentário. O Ministério de Minas e Energia também não comentou imediatamente.

http://m.extra.globo.com/noticias/economia/governo-quer-termicas-na-base-da-geracao-eletrica-ideia-defendida-pela-petrobras-20267171.html

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading