As razões para os bancos públicos não resgatarem a Petrobras

A ideia foi esmiuçada pelo BTG em relatório. Pelas contas do banco, a estatal deve uma bolada às instituições estatais: R$ 87 bilhões – R$ 26 bilhões para o Banco do Brasil, R$ 11 bilhões para a Caixa e R$ 50 bilhões para o BNDES.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A quantidade de dinheiro é significativa, mesmo para a dívida da Petrobras, que chega a cerca de US$ 100 bilhões ou R$ 400 bilhões.

Alguns altos funcionários da Petrobras negam com vigor a operação, enquanto outros admitem em conversas reservadas que é uma possibilidade.

A lógica do negócio combina com o governo Dilma: vamos comprar as ações desvalorizadas por esse injusto mercado e esperar que descubram o real valor da empresa que foi o “orgulho” dos brasileiros.

Não podia ser um raciocínio mais equivocado. A Petrobras é uma empresa inchada, gerida por anos em prol dos interesses dos políticos e que foi assaltada por corruptos.

Para piorar, o preço do petróleo despencou e há dúvidas se nesse patamar é viável explorar as reservas do pré-sal, cujo custo de extração ficou altíssimo.

Sem dúvida, a operação reduziria o peso da dívida da Petrobras como um passe de mágica, mas não resolveria seus problemas de má gestão.

Além disso, a solução é ruim para os atuais acionistas, como as milhares de pessoas que investiram o FGTS, porque seriam diluídos, ou seja, seu investimento automaticamente valeria ainda menos.

É também um péssimo negócio para os bancos públicos, que aumentariam muito sua exposição à uma companhia com graves problemas. Saem da fila de credores e se tornam sócios, ou seja, afundam junto com o barco.

O Banco do Brasil nega publicamente, altos funcionários da Caixa dizem em conversas reservadas que nunca ouviram falar, enquanto no BNDES parece que existe mais simpatia à proposta.

Esse resgate só é realmente bom para os bancos privados e para os investidores internacionais que também são credores da petroleira.

Isso porque, com a ajuda do governo, eles passariam na frente dos bancos públicos e sentariam na janela para tentar receber o seu quinhão.

E, claro, também interessa ao partido no poder dizer nas eleições de 2018 que protegeu a Petrobras da perversidade do mercado, desviando o foco das atrocidades que cometeu na gestão da companhia.

Tomara que realmente essa história não passe de especulação.

http://m.folha.uol.com.br/colunas/raquellandim/2016/02/1740814-as-razoes-para-os-bancos-publicos-nao-resgatarem-a-petrobras.shtml

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading