Reestruturação da Petrobras prevê mudanças no CENPES

vende

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A diretoria da Petrobras aposta na aprovação do programa de reestruturação interna pelo conselho de administração em reunião que acontece nesta quarta-feira, 27, segundo fonte a par do projeto. Entre as mudanças previstas está a redução do número de diretorias e gerências e o esvaziamento do centro de pesquisa da empresa, o Cenpes. Em carta aos executivos da petroleira, ex-diretores – Guilherme Estrella e Ildo Sauer – se posicionaram contra a medida.

Como antecipado pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, a proposta apresentada ao conselho é de incorporação da diretoria de Gás e Energia, coordenada por Hugo Repsold, à de Abastecimento, de Jorge Celestino. Assim, em vez de sete diretorias, a Petrobras passaria a contar com seis. O número de gerências também deve ser reduzido, em 30%, passando de cerca de 6 mil para 4,2 mil.

Já a área de engenharia básica – responsável pelo desenho e fiscalização de todas as obras, além da ordem de contratação de equipamentos e serviços -, hoje concentrada no Cenpes, deve ser transferida para a diretoria de Engenharia, Tecnologia e Materiais. Segundo a fonte, este é um dos pontos centrais da reestruturação, porque é vista como um meio de controle dos custos e da corrupção.

A ideia é que, com a transferência, será mais fácil acompanhar contratos e garantir que procedimentos padrões sejam adotados em todas as obras. Para ex-diretores e pesquisadores ligados à estatal, que encaminharam um manifesto à diretoria e ao conselho da Petrobrás, o esvaziamento do Cenpes é um “erro colossal”.

Construído na década de 70, na Ilha do Fundão da UFRJ, o centro de pesquisa foi ampliado em 2010, após receber investimento de R$ 1,2 bilhão. No Cenpes, são realizadas pesquisas na área de petróleo e gás, biocombustíveis e energias renováveis, dentro do conceito de integração das áreas de engenharia, inovação, pesquisa e desenvolvimento.

“Esquartejar esta integração, sob qualquer argumento, é destruir um modelo de gestão universalmente reconhecido”, traz o manifesto assinado por 17 ex-funcionários da Petrobras, pesquisadores e economistas.

“O núcleo de engenharia (que deve ser transferido para a diretoria da empresa) é o que dá a razão de ser ao Cenpes. É central no objetivo da empresa de fomentar a inovação dos seus processos”, avalia o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, um dos que assinam o protesto. Segundo ele, a visão da atual diretoria é muito “financista” e não está preocupada com o desenvolvimento tecnológico da empresa e do País.

Pinguelli diz que a área de engenharia básica do Cenpes é um trunfo da Petrobras, reconhecida internacionalmente, tendo recebido diversos prêmios. Com as mudanças, segundo ele, “a Petrobras voltará a ser dependente de tecnologia externa”. Procurada, a empresa não se posicionou sobre a alteração da sua estrutura interna.

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading