Petrobras vai ter que cortar na carne para sobreviver

Depois de ser loteada por Lula para Collor e seu grupo, segundo o Procurador da Justiça Rodrigo Janot, de ser espoliada e roubada por verdadeiras quadrilhas de malfeitores, empreiteiras, políticos e partidos políticos a Petrobras chegou ao fundo do poço.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A empresa, que foi uma das dez maiores petroleiras do mundo, hoje é uma sombra do que já foi.

Entre 2011 e hoje o valor de mercado da Petrobras caiu mais de 90%.

Suas ações despencaram a níveis de 2004 e hoje a empresa vale menos do que os empréstimos que ela levantou nos últimos anos.

A sua dívida é simplesmente estratosférica e, aos R$506,5 bilhões é a maior entre todas as petroleiras do mundo e, pasmem, é quase 7 vezes maior do que o seu valor de mercado que, infelizmente está em apenas R$77 bilhões.

Para piorar o angu, o preço do barril de petróleo cai abaixo de US$30, o que torna a grande maioria dos poços do pré-sal, cujo custo médio de produção (all in sustaing costs) está em torno de US$45/barril ou mais, antieconômicos.

Um desastre econômico de proporções bíblicas se abateu sobre a Petrobras. E este desastre tem nome: corrupção, ingerência do governo e má gestão.

Agora, para sacramentar a desgraça a Petrobras começa a vender os seus ativos.

No momento ela se prepara para vender parte da Braskem calculada em R$6 bilhões e amanhã parte da BR Distribuidora e, possivelmente, parte do pré-sal.

Parece que para a Petrobras a ladeira não tem mais fim.

As soluções para esse megadesastre passam por:

-menor ingerência governamental

-demissão de todos executivos do topo, que ou estão envolvidos em escândalos e/ou nada sabem sobre o business do petróleo, não passando de “paus mandados” de um governo que tenta esconder a sua responsabilidade na desintegração da petroleira.

-redução drástica nos custos de produção.

-vendas de ativos.

-revisão de contratos com todas as empreiteiras que a sugaram até o último real.

-revisão da estratégia de extração de hidrocarbonetos nos folhelhos (xistos) que hoje já produzem com custos bem abaixo dos do pré-sal.

-atrair grandes empresas para joint ventures nas obras inacabadas ao redor do país.

A Petrobras precisa de uma cirurgia radical urgente.

Se as soluções continuarem paliativas com forte influência governamental estaremos vendo a implosão da nossa petroleira.

Por mais petróleo que o pré-sal possa ter não haverá tempo para extraí-lo economicamente e pagar as gigantescas dívidas do mau gerenciamento: será o fim da Petrobras.

http://www.geologo.com.br/MAINLINK.ASP?VAIPARA=Petrobras%20vai%20ter%20que%20cortar%20na%20carne%20para%20sobreviver

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading