Fundos de Pensão não renovarão aluguel de PETR4 feedly

—-
Fundos de Pensão não renovarão aluguel de PETR4
// Clube do Pai Rico

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A central de boatos detectou, neste final de semana, que um boato vem ganhando corpo no mercado: os Fundos de Pensão não estariam dispostos a renovar seus contratos de empréstimo de ações da Petrobras. Ok, mas o que isso afeta o mercado ? Vamos lá !

Fundos de Pensão = Gigantes

Entenda que boa parte do volume das ações encarteiradas está em posse dos Fundos de Pensão (na sua maioria estatais …). Eles têm um poder de fogo enorme e infinitamente superior ao dos investidores pessoa física. Precisam obter rentabilidade em suas carteiras (como todos que estão no mercado), e o uso do aluguel de ações para tal é largamente adotado.

Ações como PETR4 e VALE5 fazem parte de praticamente todas as carteiras, em quantidades bem interessantes.

O problema é que o volume acaba atrapalhando em algumas ocasiões, como no aluguel de ações. São tantas, mas tantas ações, que só a presença deles acaba “destruindo” as rentabilidades oferecidas por esta ferramenta. Uma ação como PETR4 é facilmente obtida por algo próximo a 1% ao ano ! Antigamente (quando comecei a usar ações alugadas em minhas operações de venda) este era um valor que poderia até mesmo ser obtido mensalmente. Sim, acredite. Podia não ser algo corriqueiro, mas possível.

Hoje, com a enxurrada provocada pelas ações em poder dos Fundos de Pensão, a rentabilidade do aluguel despencou e praticamente afastou o pequeno investidor deste mercado nas ações mais negociadas.

“Não vamos renovar”

Mas qual a importância de uma não renovação por parte deles ? Simples: se eles não vão renovar, quem detém as ações, pertencentes aos fundos, precisará devolver estas mesmas ações. De que forma ? Ou encontram outras pessoas dispostas a alugar o mesmo volume (e provavelmente cobrando mais por este aluguel), ou terão de ir ao mercado comprá-las.

Como o volume é muito grande … BOOM ! Isso, se houver fundamento neste boato, existem chances de vermos uma correria no mercado para cobrir as posições vendidas, para futura devolução das ações. É isso que chamamos de “corner“.

Sabemos do poder dos Fundos de Pensão … Sabemos dos efeitos de uma atitude desse tipo … Mas será que usariam esta arma ? ?

Como surgiu o boato ?

Na semana passada vimos um forte aumento na posição alugada, na ordem de 35%. Tínhamos perto de 100M de ações alugadas, e vimos um salto para 137M, aproximadamente. Um crescimento acelerado para apenas 1 semana.

A torcida, que não gosta de ver esse tipo de operação acontecendo, começa a espernear contra os que ganham num mercado em queda …

Mas … 137M é uma posição muito grande ? Olha, se nos basearmos pelo gráfico que publico diariamente aqui no site … Tire suas próprias conclusões:

aluguelpetr4

O volume atual meio que se tornou um valor base para o aluguel. Em maio de 2014 chegamos a 430M !! Um “pouco” a mais do que a posição atual … concorda ? Tudo bem, foi gerado pela extintadistorção JCP“, mas e os 250M vistos no final de 2014 ?

Eu sinceramente não tenho como saber se isso é realmente só um boato, ou se tem algum fundamento. Mas pode ter certeza que nos próximos dias a posição alugada nos dirá alguma coisa. ?

E outra, se for real … garanto que boa parte dos que estão vendidos estão aproveitando os quase 4% de queda de hoje para comprar as ações que precisarão ser devolvidas. Com um lucro fantástico ! ?

Mas por via das dúvidas … não custa nada ficarmos antenados a esta possibilidade. Não é mesmo ?

—-

Shared via my feedly reader

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading