PETROBRAS ADMITE QUE PODERÁ VENDER ATIVOS DE ÁREAS DO PRÉ-SAL

A Petrobras admitiu que a necessidade de preservar o caixa e reduzir o investimento poderá levá-la a buscar sócios com conhecimento tecnológico para áreas do pré-sal ainda fora de produção e com “elevado risco exploratório”, vendendo-lhes parte dos blocos.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A empresa informou, ainda, que, caso a dê lucro este ano, retomará o pagamento de dividendos em 2016.

Nas últimas semanas, a Petrobras vinha informando ao mercado que não pretendia vender áreas do pré-sal que estivessem em produção, mas nada falava a respeito de áreas de exploração, nas quais ainda estão sendo feitas perfurações e avaliações sobre o potencial de produção.

Em entrevista coletiva, na quarta-feira (22) à noite, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, voltou a descartar a venda do pré-sal em produção. Mas afirmou que, em áreas em exploração, serão avaliadas “parcerias” nos casos em que houver algum desafio tecnológico.

“[Vender] ativos em produção, esqueça. Há situação em que pode ocorrer um problema técnico, como de alta pressão [em um reservatório], e poderemos, sim, adotar parcerias”.

Ele disse, porém, que a decisão sobre quais ativos entrariam nesse pacote será discutida a partir de agora, quando a diretoria vai se debruçar sobre o plano de negócios e as oportunidades de venda de ativos.

Nesta quinta-feira, em teleconferência aos analistas, ao ser perguntada sobre o tema, a diretora de exploração e produção, Solange Guedes, confirmou a possibilidade de vender ativos em áreas “no pré-sal ou pós-sal” que exigem maior desafio tecnológico e investimento.

“Não importa se no pré-sal ou no pós sal há risco de toda ordem. Se olharmos para as áreas em início de exploração, que demandarão investimento crescente, estamos nos debruçando e avaliando oportunidade de desinvestimento, sim, para agregar valor à nossa cadeia”.

O diretor financeiro da Petrobras, Ivan Monteiro, afirmou, também em conversa com analistas, que, caso a Petrobras dê lucro em 2015, será retomado o pagamento dos dividendos em 2016, relativos a este ano.

Nesta quarta-feira (22), após divulgar prejuízo de R$ 21,6 bilhões, decorrente do reconhecimento de perda com corrupção e baixas no valor de ativos antes superavaliados, Bendine disse que “simplesmente não vamos pagar dividendos”.

Por lei, os dividendos só devem ser pagos pela empresa se houver lucro. O estatuto da Petrobras prevê pagamento mínimo de 25% por ano, sobre o lucro.

“Se voltar a ter resultado positivo, [a Petrobras] vai pagar juros e dividendos, como faz normalmente”, disse Monteiro.
Fonte: Folha de São Paulo/SAMANTHA LIMA DO RIO

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading