Gloria Álvarez: um discurso com tudo no lugar certo

alx_gloria-alvarez-1_original

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!
  • “O populismo ama tanto os pobres que os multiplica”
  • “a primeira coisa de que se encarrega é desmantelar as instituições”
  • “utilizam o desespero da população para oferecer a ela uma solução rápida [e falsa] de seus problemas”
  • “avivam a luta de classes”

A participação de uma jovem cientista política da Guatemala em uma conferência na Espanha viralizou na internet, alcançando mais de um milhão de visualizações no YouTube. Embora o discurso tenha sido feito em setembro do ano passado, no Parlamento Iberoamericano da Juventude, em Zaragoza, foi nas últimas semanas que ele se espalhou rapidamente pelas redes. E a razão é óbvia: raramente se viu uma denúncia tão clara e contundente do populismo, esse mal que assombra há tantas décadas a América Latina.

“O populismo ama tanto os pobres que os multiplica”, diz a guatemalteca Gloria Álvarez em um dos momentos do discurso. Contra o avanço dos líderes populistas, ela recomenda o uso da internet para compartilhar informação e a promoção de argumentos lógicos e racionais no debate público.

Aos 29 anos, Gloria é formada em ciência política em seu país e tem mestrado na Universidade Sapienza de Roma. Ela é diretora da ONG guatemalteca Movimento Cívico Nacional, que promove a participação do cidadão na política. A partir da semana que vem, Gloria estará no Brasil para uma série de palestras em Curitiba, São Paulo e Porto Alegre. Na capital paulista, ela vai participar de um seminário sobre populismo e democracia no Instituto Fernando Henrique Cardoso.

Sim: por todo espectro ideológico, há quem tenha observado que Gloria é linda.

O vídeo da intervenção dela no primeiro Parlamento Iberoamericano da Juventude, ocorrido em Zaragoza, na Espanha, em setembro passado, tornou-se viral – postado por diferentes pessoas e organizações no YouTube, obteve vários milhões de acessos.

A jovem cientista política Gloria Álvarez, 29 anos de idade, diretora de Projetos e porta-voz da ONG guatemalteca Movimiento Cívico Nacional, falou na ocasião contra os males do populismo, o qual “a primeira coisa de que se encarrega é desmantelar as instituições” e cujos líderes “utilizam o desespero da população para oferecer a ela uma solução rápida [e falsa] de seus problemas” e “avivam a luta de classes”.

Formada em Ciências Políticas em seu país com mestrado na Universidade Sapienza, de Roma, Gloria estará em São Paulo no próximo dia 9, quinta-feira, para o seminário “Vencendo o populismo com as armas da democracia”, a realizar-se no Instituto Fernando Henrique Cardoso.

No convite enviado por e-mail a participantes potenciais, o iFHC diz que Gloria “chamou a atenção de milhões de pessoas por sua crítica apaixonada e inteligente ao populismo e a governos populistas na América Latina. A crítica apareceu registrada em um vídeo que se tornou viral nas mídias sociais.”

Gloria, segundo a mensagem, “defende o engajamento cívico dos latino-americanos para mudar padrões tradicionais de se fazer política na região. Desde o evento de Zaragoza, ela tem sido convidada a participar de debates sobre democracia e populismo em vários países”.

INTELLIGENTSIA DISCREPANTES

Não perca nossas informações!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.


Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Intelligentsia Discrepantes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading